sábado, 10 de setembro de 2011

Brincando de maneira sustentável

Agora pela manhã, navegando pela net, li uma matéria bem interessante que gostaria de compartilhar com vocês. Chama-se: "Para brincar de um jeito mais sustentável" e está aqui. A matéria começa contando a história de uma loja recém-inaugurada que atende aos mercados de São Paulo e Alphaville, a Joanninha, e que não vende brinquedos, só os aluga:
"Às vésperas de uma viagem a Paris, no ano passado, a publicitária Alessandra Piu Sevzatian pesquisava, pela internet, lojas de brinquedos na cidade que pudesse visitar com sua filha de quatro anos. Deparou-se com uma loja diferente que, ao invés de vender produtos, os alugava. “Achei a ideia fantástica e quando voltei das férias comecei a pesquisar sobre o assunto já que queria sair do meio publicitário”, conta. A ideia interessou não só a ela, mas também a Anna Fauaz, sua então colega de trabalho em uma produtora de conteúdo digital. Hoje, as duas são sócias da Joanninha*, loja virtual de aluguel de brinquedos, lançada há dois meses. “O principal foco da Joanninha é que você não precisa ter o brinquedo para participar da brincadeira. Sustentabilidade começa nesse ponto. Não valorizar o produto, mas sim a brincadeira”, afirma Piu, como Alessandra é mais conhecida."
A matéria segue abordando:
"Quem tem filho, sabe que, na infância, geralmente, as crianças enjoam rápido de qualquer brinquedo. Para os pais, além do peso no bolso, fica o desafio de evitar o acúmulo de tantos produtos e driblar o impulso consumista das crianças. Então, por que não incentivar a troca e a prática do consumo compartilhado? Isso pode ser feito, inclusive, entre irmãos, primos e amigos. Ou aderir ao sistema de aluguel de lojas com a Joanninha. Afinal, mais importante do que o objeto é o momento da diversão e tudo o que ele desperta, não?" 
 Achei muito interessante a ideia, não só pela proposta em si que, pelo que compreendi, funciona como uma espécie de brinquedoteca virtual, mas principalmente pela mudança de foco que ela propõe: o legal não é ter mas compartilhar. E melhor do que ter um é ter acesso a vários. Temos dado muito valor ao poder de compra das pessoas e temos transmitido este valor aos nossos filhos, mesmo que inconscientemente, como se quem pode comprar mais fosse de alguma forma superior e mais feliz do que quem não pode. E trabalha também a responsabilidade da criança através do compromisso de conservar o brinquedo devolvendo-o limpo e em bom estado após o período de empréstimo. Maiores detalhes sobre o funcionamento e regras da Joanninha veja aqui, na página da loja.

Gostaria de aproveitar para falar que na creche onde sou diretora temos uma brinquedoteca que construímos e montamos com o patrocínio da Petrobras através da seleção pública regional do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.O Projeto "Brinquedoteca na Creche" foi elaborado por mim  e sua história pode ser lida e seu desenvolvimento acompanhado no blog que criei para isso.

Cada oportunidade de ampliar nossa compreensão e transformar nossos valores deve ser aproveitada por nós e pelos nossos como forma de vivermos melhor! Bjs.

2 comentários:

  1. Nossa demorou mas hoje descobrimos o seu post sobre a Joanninha! Sou a Piu, primeiro de tudo, bem vinda à Joanninha (com um pequeno atraso) e muito obrigada pelo carinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Piu, pela iniciativa e que a Joaninha tenha vida longa e feliz!

    ResponderExcluir