domingo, 24 de maio de 2009

Porta-guardanapo de Flor de Tecido com Sementes


Este aí é o porta-guardanapo montado em uma argola de madeira (de cortina)forrada com fita de cetim na cor creme.Foram cortadas duas flores em tecidos diferentes que foram impermeabilizadas com Termolina leitosa da Acrilex.Assim o tecido não suja nem desfia.No miolo diferentes tamanhos de contas em formato de botão.Partindo deste você pode criar outros com materiais diversos.Este foi feito por encomenda, de acordo com o gosto e atendendo às necessidades da cliente.


O primeiro passo é escolher os tecidos e o formato das flores.Eu fiz uma com pétálas arredondadas e outra com pétalas pontudas.Um tecido mais claro e outro um pouco mais escuro.Um é algodão grosso, o outro parece um linho.


Desenhei, cortei e impermeabilizei as flores com a Termolina.


Montei no fio cordonê encerado Settanyl (da Setta), as contas.Repare que fiz três fios de tamanhos um pouco diferentes; duas contas por fio.Entre elas, assim como nas pontas, fiz um nó.


Cortei mais um fio e passando este pelo ponto central dos outros três eu os uno mas não dou nenhum nó.


Passo este quarto fio dobrado ao meio pelo centro de uma conta chata, ela é feita de coco, parece um botão, mas com um furo só, no meio.


E passo este mesmo fio por mais outra conta um pouco maior.


E por mais uma, diferente.


Com uma agulha bem grossa passo as duas pontas do fio para a parte de trás das flores e aí sim dou um nó simples.


Aí está a flor pronta para ser amarrada na argola de madeira.


O próximo passo é cobrir a argola com fita de cetim.Com um pequeno pedaço de fita crepe eu prendo a ponta da fita de cetim na argola e começo a forrá-la.Pouco mais de cinquenta centímetros de fita são suficientes.


E assim prossigo até o fim, sobrepondo uma pequena parte da lateral da fita sobre o pedaço anterior para que fique bem coberta.


Começo e finalizo sempre atrás da flor para o acabamento ficar meio disfarçado.É só dobrar a ponta da fita para dentro e passar pouca cola em toda a largura da ponta.Esta cola universal da Círculo é muito boa pois seca rápido, não precisa ficar pressionando muito tempo e não mancha a fita.Serve para colar materiais diversos como: papel cartão, passamanaria, renda, tecido, cortiça, papel, cartolina, madeira balsa, couro, acrílico, PVC, plásticos e etc.Adotei!


Pronto!

6 comentários:

  1. Que luxo, madame!
    Ontem passei a noite fazendo flores de feltro. Adorei. Ô terapia!
    Como é que você corta essas florzinhas do porta-guardanapo?
    Estou adorando esses tutoriais!
    Daqui a pouco o blog bomba!

    ResponderExcluir
  2. Corto as flores com a tesoura mesmo.Estou tentando há tempos comprar uns cortadores de feltro e outros materiais mas são caros aqui no Brasil.Mandar fazer então, fica um absurdo!Os da Sixxiz você tem, ou conhece?

    ResponderExcluir
  3. Menina vc tá craque no tutorial !! Tô gostando de ver!!!!Esse em especial tá mais do que caprichado. Aliás tudo que vc faz é perfeito e caprichado, vc é 1000000000000000000000000.Sou uma mãe coruja, hahahaha.
    Bjs e te amo filha.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Parabéns, gostei da delicadeza de seu blog e muito desta foto de ALCATRAZES. Moro em SP Capital, e o lugar de minhas paixões é Camburi, q de vez em qdo aporto por aí...
    Tentei buscar uma informação sobre carimbos no teu blog, mas acabei não encontrando, mas mesmo assim foi uma gratíssima supresa conhecer este espaço. Se vc quiser conhecer um pouuinho de mim e do meu trabalho, terei prazer em receber uma visita sua em meu blog especializado em Têxteis: www.ayssoarteterapia.blogspot.com
    Super abraço e parabéns por viver neste lugar MA RA VI LHO SO
    BETE LANDMANN - Atelier AYSSÔ

    ResponderExcluir
  5. Oi Bete,fico muito feliz que tenha gostado do blog. Camburí é cheio de charme. Este lugar aqui é mesmo um pedacinho do paraíso. Vou te visitar no blog sim. Obrigada pela dica! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a ideia! Fácil e lindo!
    Faço algumas coisas em Macramê e estou começando um blog, se quiser é só visitar a página!

    ResponderExcluir